EVENTOS


COMISSÃO DE ESTUDOS E ANÁLISE PARA A IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES 




           Não iremos muito longe se não passarmos a pensar historicamente .Pensar historicamente implica  pensar coletivamente numa perspecita de construção de uma equipe que fortaleça o Projeto Político de Educação que faça a diferença no processo de uma gestão democrática. 

( Conselhos Escolares - caderno -12 )


MEC  PARABENIZA SEDUC/RO  PELO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES 

 

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia foi parabenizada pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, e Coordenação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, pelo seu projeto de Implantação dos Conselhos Escolares na rede de ensino estadual, apresentado durante o II Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, realizado de 08 a 11 de junho em Brasília.

O projeto encontra-se na Fase I, denominada “Mobilização, Conhecimento e Normatização”, abrangendo ações de: estudo, debates, seminários regionais, oficinas organizadas pelas Representações de Ensino em todo Estado; discussão e elaboração de documentos de normatização. As Fases II e III corresponderão ao Processo de Eleição do Conselho Escolar e Monitoramento e Orientação.

O Coordenador Nacional do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Roberto Júnior destacou que: “... Rondônia está de parabéns porque em apenas um ano conseguiu mobilizar toda sua rede para discussão e encaminhamento de ações para implantação dos Conselhos. A Secretária de Educação e toda sua equipe têm papel fundamental nesse processo que é gradual e necessita do envolvimento e apoio dos gestores em todas as instâncias”.
Porto Velho, 10 de abril de 2011.


         II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTERCÂMBIO DE DIRETORES ESCOLARES-BRASIL E ESTADOS UNIDOS.
  A Secretaria de Estado da Educação através da Coordenadoria Estadual do Prêmio Gestão Escolar realizou em Porto Velho no dia 03/08/2012. O II Seminário Internacional de Intercâmbio de Diretores Escolares – Brasil e Estados Unidos.
      O objetivo do Seminário foi Socializar experiências e debater sobre as boas práticas de Gestão Escolar centradas no sucesso do aluno, entre o Diretor Americano Dr.Timothy Murph e Diretores de Rondônia, contribuindo assim para o desenvolvimento da Gestão Escolar e o estreitamento de laços de cooperação entre as escolas dos dois países.
     A abertura do Seminário contou com a presença da Secretária Adjunta da Educação professora Isabel de Fátima Luz.
        O evento contou com a apresentação Cultural Coordenada pelo professo Chagas Péres que trouxe a Escola de samba chamada de Acadêmicos da Zona Leste.
Destacamos também a participação de Artistas plásticos da Região que contaram um pouco da História de Porto Velho, através da exposição de suas obras.
     A Equipe da Gestão Democrática se fez presente através do Relato de experiência da professora Elizabete Matia de Siqueira, vencedora do Prêmio Gestão Escolar no ano de 2005, e que participou do Intercâmbio nesse mesmo ano visitando escolas de Washington-DC e o Estado de Oklahoma.
      Estiveram prestigiando o Seminário a Coordenadora da Gestão Democrática professora Angélica Ortiz e as técnicas Nilzeth Andrade e Benedita Dias.


SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DOS ESTUDOS DOS CADERNOS

Seminário de encerramento do estudo dos 12 (doze) cadernos do conselho escolar realizado pela Representações de Ensino zona leste e centro. No dia 30/11/10 no horário das 8h às 11h no auditório da Universidade Federal de Rondônia, se fizeram presentes as Representantes de Ensino do Centro e Leste, diretores e professores das escolas da zona sul e leste. Os palestrantes do dia foram: Dr. Marcos Valério Tessila, Promotor de Justiça palestrando sobre o caderno 11 a respeito dos direitos humanos e educação e a Professora Berenice Tourinho da UNIR. O Promotor de Justiça com o tema: “Educação em Direitos Humanos” durante a sua fala levantou alguns pontos pertinentes como: A importância do Conhecimento e manuseio da Constituição Federal, Diferença dos Direitos Fundamentais e Direitos Humanos. Em sua explanação falou sobre as evidências legais pertinentes a criação dos Conselhos, enfatizando as possibilidades positivas que a implantação dos Conselhos Escolares promoverá tanto para a sociedade como para o alunado. Logo após, a Professora Berenice Tourinho da UNIR, ressaltou a importância do Conhecimento e implantação dos Conselhos Escolares, mostrando vivências pedagógicas que refletem as necessidades destes Conselhos Escolares em cada escola, em seguida a Psicóloga da SEDUC, responsável pelos estudos e leis que regem a implantação dos Conselhos Escolares, explicitou a referência e modelo do projeto ora em estudo, com dados nacionais. No fechamento do evento, foram feitos alguns questionamentos direcionados aos palestrantes, que foram respondidos com presteza. A Coordenadora Pedagógica do Centro agradeceu aos presentes encerrando o encontro.
  

PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR-SUA ESCOLA FAZ ESCOLA
 
Participação da Coordenação do Conselho Escolar em Seminário do Prêmio Gestão Escolar 2010
No dia 26 e 27 de novembro de 2010 aconteceu em Porto Velho o Seminário realizado pela Coordenação Estadual do Prêmio Gestão Escolar, que contou com a participação de diretores de escolas da Rede Estadual de Ensino, dentre os quais os que foram prêmiados socializaram suas experiências em suas escolas.
A Professora Taiane Colares Queiroz, técnica da Coordenação Conselho Escolar foi uma das palestrantes do seminário, na oportunidade falou
sobre a importância da Gestão Democrática para o bom andamento da escola, possibilitanto um maior alcance da reais necessidade da comunidade escolar, sendo principal objetivo do conselho escolar, assegurar a comunidade a oportunidade de participar das tomadas de decisões da escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário