quarta-feira, 28 de setembro de 2011

III Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar

III Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, está realizando no período de 27 a 30 de setembro em Brasília, o III Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, com o objetivo de ampliar as discussões sobre a importância dos Conselhos Escolares, subsidiar o trabalho dos sistemas de ensino, dar continuidade à formação dos técnicos responsáveis pelas ações de implantação, organização e fortalecimento do Conselho escolar, bem como atender à crescente demanda dos entes federativos por assistência técnica.
Durante o encontro serão socializadas as experiências das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação na implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares.
A Secretaria de Estado da Educação esta sendo representada no evento pelas técnicas Angélica Viriato Ortiz e Zuleide Farias, que levaram para o encontro as atividades desenvolvidas no ano de 2011 pela Comissão Permanente de Gestão Democrática, Representações de Ensino e escolas.
A implantação dos Conselhos Escolares na rede estadual de ensino teve início após a participação no I Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares em junho de 2009 se fortaleceu após a participação no II Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares em junho de 2010, onde Rondônia apresentou seu Projeto de Implantação, o qual foi elogiado e serviu de referência para outros estados e municípios.

Angélica Ortiz participou do II Encontro em 2010 e destaca que em Rondônia o processo de implantação dos Conselhos Escolares esta tomando a cada dia maior dimensão. “O desencadeamento e fomento do processo de fortalecimento da Gestão Democrática, por meio da Implantação dos Conselhos Escolares e posterior processo de eleição dos diretores e vice-diretores das Unidades Escolares da rede Pública Estadual de Ensino trouxe novo alento a comunidade escolar e os educadores de Rondônia que a muito aguardam o fortalecimento de instâncias democráticas na escola pública. È grande o comprometimento e o envolvimento de todos no processo. Grandes também são os nossos desafios, mas os profissionais da educação de Rondônia estão construindo parte da história da educação neste Estado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário